Aliança Empreendedora

O Geração Empreendedora é um programa para jovens (18 a 35 anos) que teve início em 2012, quando a Aliança Empreendedora se tornou membro da rede da Youth Business International (YBI). A YBI é uma rede internacional de organizações ao redor do mundo, que apoiam jovens empreendedores a começar ou fortalecer seus negócios. Desde 2013, o programa Geração Empreendedora já atendeu aproximadamente 8.000 jovens e contou com diferentes parceiros e financiadores.

Geração Empreendedora - FOMIN

O projeto em parceria com o Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin) começou no segundo semestre de 2016, com a estratégia de treinar organizações aliadas em todo o país. Tem como objetivo o fomento ao empreendedorismo jovem, oferecendo o apoio para iniciar ou melhorar seus próprios negócios através de capacitação presencial ou on-line, mentoria e acesso à linha de crédito por meio de parcerias. O programa busca contribuir para o fortalecimento do ecossistema de jovens empreendedores no Brasil e focou no treinamento de doze organizações aliadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande Sul, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Manaus e no Distrito Federal e São Paulo. Desde 2017, essas organizações estão aptas a treinar empreendedores em suas localidades utilizando as metodologias da Aliança Empreendedora.

“Acho que a mudança mais significativa foi perder aquele medo de começar alguma coisa, um projeto, independente do que seja, e aos poucos ver que esse medo, por um lado, é bom e por outro ele trava muito. O curso fez que eu vencesse esse medo e começasse com os passos para realmente abrir o negócio. Eu não tinha muita base, né? E no curso eu consegui realmente ter uma base melhor para realmente saber como se inicia um projeto, como se abre uma empresa, como se sai do zero e vai aos poucos conquistando clientes e mercado, essas coisas.”

Lucien Christophe, participante de uma das turmas do Geração Empreendedora.